terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Um corpo, duas almas

Abigail e Brittany Hensel

Os gémeos siameses são produto da fecundação de apenas um óvulo e um espermatozóide, assim como os gémeos idênticos. A diferença é que há uma separação tardia das células do zigoto, então, formam-se dois fetos, mas unidos.
No entanto é importante entender que que são duas crianças e não uma criança com duas cabeças.


É o exemplo das gémeas Abigail e Brittany Hensel, nos Estados Unidos. As gémeas são dicéfalas e já têm 18 anos de idade. As duas gémeas vivem normalmente. Possuem duas personalidades diferentes e cada cérebro comando metade do próprio corpo. As duas espinhas se cruzam na pélvis, possuem dois braços e duas pernas e três pulmões. Apesar disso ambas tiveram de tirar a carta de condução com sucesso. Elas conseguem conduzir normalmente. Abby controla os pedais e a transmissão de rádio, calor, enquanto Brittany controla o sinal e luzes.


Emanuel e Jesus







Também recentemente no Brasil, dois gémeos siameses (Jesus e Emanuel) nasceram na pequena localidade de Anajás, no estado do Pará, com duas cabeças e duas colunas, mas partilham coração, pulmões, fígado e bexiga. Neste caso os médicos afirmam que a separação dos corpos é praticamente impossível, o que torna a situação ético-legal muito complicada. "Se tivermos de retirar uma das cabeças, o único procedimento possível, e os dois cérebros estiverem a funcionar, como vamos escolher qual deles retiramos?".

A cirurgia para separação é impossível já que em ambos os casos eles dividem órgãos vitais.


Flávia Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário