sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O Cérebro Humano

O cérebro humano é particularmente complexo e extenso. Este é imóvel e representa apenas 2% da massa do corpo, mas, apesar disso, recebe aproximadamente 25% de todo o sangue que é bombeado pelo coração. Divide-se em dois hemisférios: esquerdo e o direito.

Hemisférios cerebrais: O hemisfério dominante em 98% dos humanos é o hemisfério esquerdo, é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa., enquanto o hemisfério direito, é responsável pelo pensamento simbólico e criatividade, embora pesquisas recentes estejam contradizendo isso, comprovando que  existem partes do hemisfério esquerdo destinados a criatividade e vice-versa.

Córtex cerebral: No cérebro há uma distinção visível entre a chamada massa cinzenta e a massa branca, constituída pelas fibras (axónios) que entreligam os neurónios. A substância cinzenta do cerebro, o córtex cerebral, é constituído corpos celulares de dois tipos de células: as células de Glia - também chamadas de
neuroglias e os neurónios.




Lobos cerebrais:

Lobo Frontal que inclui o córtex motor e pré-motor, está envolvido no planeamento de ações e movimentos, assim como no pensamento abstrato.

Lobos Occipitais esta área é também designada por córtex visual, porque processa os estímulos visuais, é constituida por várias sub áreas que processam os dados visuais recebidos do exterior depois de terem passado pelo tálamo: há zonas especializadas em processar a visão da cor, do movimento, da  profundidade, da distância, etc.

Lobos Temporais estão localizados na zona por cima das ouvidos tendo como principal função processar os estímulos auditivos.

Lobos Parietais são constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A zona anterior  tem por função possibilitar a recepção de  sensações, como o tato, a dor, a temperatura do corpo. A área posterior dos lobos parietais é uma área secundária que analisa, interpreta e integra as informações recebidas pela área anterior ou primária, permitindo-nos a localização do nosso corpo no espaço, o reconhecimento dos objetos através do tacto, etc.
André Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário