sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Genética do Comportamento

Hereditariedade consiste na transmissão das características biológicas de pais para filhos.

- A transmissão desta informação genética faz-se através dos cromossomas (filamentos enrolados que se encontram no interior do núcleo de cada célula). A espécie humana tem 23 pares de cromossomas (com excepção da células sexuais). O par 23 do cromossoma sexual feminino é constituído por um cromossoma X. O par 23 do masculino possui um cromossoma X e um Y (mais pequeno). É o homem que define o sexo do novo ser.

- Os cromossomas são constituídos quimicamente por moléculas de ADN (ácido desoxirribonucleico) que contém a informação genética.

- O ADN está divido em pequenos segmentos, constituídos por um determinado número de nucleótidos (4 tipos), com uma ordem específica, a que se dá o nome de genes. O ser humano possui cerca de 30 mil. Os genes são portanto segmentos de cromossomas, tendo cada um informação específica, por exemplo, para produzir uma determinada proteína ou controlar uma dada característica (a cor dos olhos, etc).

O Código Genético que define as características biológicas de cada ser e é determinado pela sequência dos genes. Um cromossoma contém vários genes.



Se os genes estiverem danificados produzem-se malformações ou deficiências no organismo do novo ser. O síndrome de Down, por exemplo, no cromossoma 21 há 3 exemplares em vez de 2 (Trissomia 21). Em vez de 46 cromossomas as pessoas com esta patologia nasceram com 47 cromossomas.
Ana João

Sem comentários:

Enviar um comentário