No interior do grupo os seus membros interagem influenciando-se mutuamente. A necessidade de pertencer ao grupo e de ser aceite leva a que as pessoas adoptem comportamentos, atitudes e valores assumidos pelos outros elementos do grupo. Esta manifestação de influência social designa-se por conformismo.
Inconformismo (relacionado com auto-estima) – designa a atitude de não seguir o que está socialmente estabelecido e não corresponder às expectativas dos outros. Se o indivíduo não cumpre com as normas prescritas para o seu papel, pode sofrer sanções negativas ou mesmo ser marginalizado.
Na adolescência os grupos desempenham um importante papel no processo de desenvolvimento. O grupo de pares (constituído por jovens da mesma idade) vai ter como função formar modelos de identificação que anteriormente eram representados pelos pais. É um processo importante na formação da autonomia, dado que é no contexto do grupo que o adolescente vai discutir as suas escolhas, os seus projectos. É no grupo que experimenta, que ensaia diferentes papéis sociais e onde encontra apoio e compreensão para os problemas que está a viver. Partilha com o grupo normas, valores e crenças desenvolvendo atitudes de conformismo. O conformismo ao grupo, é aliás, uma das características da adolescência: assegura a sua aceitação, como membro do grupo promovendo sentimentos de segurança e confiança.
André Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário