sexta-feira, 16 de março de 2012

As Atitudes

As atitudes são consideradas predisposições internas (do próprio organismo), estáveis e duradouras, para que as pessoas se comportem ou reajam de determinada forma em relação a outras pessoas, objectos ou situações específicas.
Para o psicólogo americano Gordon Allport, o conceito de atitude é o mais importante dentro da psicologia social, sendo esta, para ele e muitos outros psicólogos, o estudo científico das atitudes dos humanos.
A grande maioria dos estudiosos ditam que as origens das atitudes são culturais (tendemos a assumir as atitudes que prevalecem na cultura em que nascemos e crescemos), são familiares (parte das nossas atitudes são adquiridas dentro da estrutura familiar e passam de geração em geração) e são pessoais (porque também são resultantes da nossa própria experiência). Contudo, para os psicanalistas elas têm origem principalmente nas relações familiares.
Do ponto de vista da Psicologia Social, as escolas e todas as instituições educacionais, a influência da autoridade, a publicidade e de uma maneira geral, todos os agentes que contribuam para a mudança do nosso comportamento, são considerados causas importantes para a formação das atitudes dos humanos.
Uma atitude comporta três componentes: representa uma tendência para agir de determinada forma (tendência de resposta manifesta), inclui uma crença ou um conjunto de crenças (componente ideacional) e, por último, comporta uma componente afectiva uma vez que uma pessoa tem sentimentos definidos acerca das pessoas, objectos ou situações com que a atitude está relacionada.

André Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário