American Beauty é um filme norte-americano de 1999 dirigido por Sam Mendes e escrito por Alan Ball.
A História...
Lester Burnham é um escritor de uma revista na meia idade que odeia seu trabalho. A sua esposa, Carolyn, é uma ambiciosa vendedora de imóveis; a filha de dezasseis anos do casal, Jane, abomina os pais e tem uma baixa auto-estima. Os novos vizinhos dos Burnham são o reformado Coronel do Corpo de Fuzileiros Navais Frank Fitts e sua introvertida esposa, Barbara; seu filho adolescente, Ricky, é um fumante de canábis e um traficante de drogas quem o coronel sujeita a um estilo de vida autoritário. Ricky grava o seu arredor com uma câmara, guardando centenas de filmes no seu quarto. Lester fica atraído pela amiga de Jane, Angela Hayes, depois de vê-la numa apresentação durante o intervalo de um jogo de basquetebol. Este começa a ter fantasias sexuais com ela, onde pétalas de rosas são um tema recorrente.
Carolyn começa a ter um caso com seu rival de negócios, Buddy Kane. Lester é informado que será despedido depois de escrever a sua descrição de trabalho como um insulto ao especialista que a pediu, porém ele chantageia seu chefe por 60.000$ e demite-se e arranja um emprego num café. Lester compra o carro dos seus sonhos e começa a praticar exercício depois de ouvir Angela a dizer que o acharia mais atrativo se ele melhorasse o seu físico. Ele começa a fumar canábis que compra a Ricky, namoriscando com Angela todas as vezes que ela visita Jane. A amizade das duas acaba e Jane envolve-se com Ricky; eles aproximam-se a partir daquilo que Ricky considera seu vídeo mais precioso: um saco de plástico a dançar ao vento.
Lester descobre a infidelidade de Carolyn, porém reage de forma indiferente. Buddy pede um tempo à mãe de Jane, afirmando que está a enfrentar um divórcio potencialmente caro. O C.el Fitts começa a suspeitar da amizade de Ricky e Lester, e descobre um vídeo feito pelo filho que mostra Lester a praticar exercício nu. Depois de ver Ricky e Lester pela janela da garagem, o coronel erroneamente conclui que eles estão sexualmente envolvidos. Ele bate em Ricky e acusa-o de ser homosexual. Ricky falsamente admite as acusações para que o pai o expulso de casa. Sobre as objeções de Angela, Ricky convence Jane a fugir com ele para Nova Iorque. Carolyn carrega uma arma e vai para casa. O C.el Fitts confronta Lester e tenta beijá-lo; Lester o repulsa e o coronel foge. Lester encontra Angela deprimida, esta pede para que ele diga que ela é bonita. Ele faz isso, e ela começa a seduzi-lo. Depois de descobrir que Angela é virgem, Lester pára; os dois acabam por se aproximarem aos partilharem as suas frustrações. Angela vai para a cas-de-banho e Lester sorri ao ver uma foto de família na cozinha. Ouve-se um tiro e vê-se sangue espalhado pela parede. Ricky e Jane encontram o corpo de Lester, ainda a sorrir. Carolyn é vista a chorar no quarto, e o coronel volta para casa, ensanguentado, e sem uma arma da sua coleção.
A narração final de Lester descreve as experiências significativas que ele teve durante sua vida, explicando que, apesar da sua morte, ele está feliz, já que "é difícil ficar zangado quando há tanta beleza no mundo".
O filme foi descrito por académicos como uma sátira das noções da classe média americana sobre beleza e satisfação pessoal; análises se focaram na exploração do filme nos temas de amor romântico e paterno, sexualidade, beleza, materialismo, liberação pessoal e redenção.
Flávia Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário