quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Gestaltismo




O gestaltismo é originário de um movimento de origem alemã, mas que acabou por se desenvolver também na América do norte. A palavra GESTALT é de origem alemã, e não se consegue uma tradução exata para o português, mas o significado mais próximo é de forma, estrutura, todo. Os principais teóricos são da Gestalt são Max Wertheimer (1880-1943), Kurt Kofka 91886-1941) Wolfgang Khöller 91887-1964) e Kurt Lewin (1890-1947).

Seu nascimento foi, na verdade, uma tentativa de oposição a outras correntes psicológicas da época, particularmente ao estruturalismo e ao behaviorismo, por julgarem os gestaltistas que estas duas correntes subestimavam o indivíduo como ser preponderante e atuante, e o colocavam num papel de “registrador” de estímulos do ambiente.

Os gestaltistas também não concordavam com a decomposição do todo em elementos simples que os estruturalistas propunham aos fenômenos mentais, nem com as simples unidades de estímulo-resposta (S-R) propostas pelos behavioristas. Entendiam que tanto uma coisa quanto a outra destituía o sentido do fenômeno estudado.

Para a psicologia da Gestalt o todo é sempre maior que a soma de suas partes, e a tentativa de estudar o todo pelas partes sempre acabará num resultado frustrado que não representaria a verdade. Seria o equivalente a uma melodia, que no todo tem um significado próprio, mas que se decomposta em pequenos grupos de notas ou instrumentos, perderia a estrutura final por onde a música poderia ser identificada.

A percepção humana foi o tópico de longe mais estudado pelos gestaltistas, sempre de forma rigorosamente experimental. Os conceitos gestalticos mais mais importantes são.

  • Campo Psicofísico (o ser em interação com o meio ambiente);
  • Figura e Fundo (tudo aquilo que chama a atenção num determinado momento ou situação é considerado figura, uma forma ou totalidade organizada, que se separa do fundo que lhe serve de continente, e para onde volta frente a um novo estímulo, o que significa que nossas percepções atuais estão condicionadas pelas anteriores).
 

Alguns pesquisadores, em particular os gestaltistas, desenvolveram pesquisas a fim de avaliar como a percepção de um objeto pode ser afetada e alterada por conteúdos subjetivos, e confirmaram que o psiquismo humano obedece a algumas leis universais já descritas por Aristóteles há mais de dois milênios.


Daniel Leite

Sem comentários:

Enviar um comentário