O trabalho de Piaget (1896- 1980) centrou-se no desenvolvimento da inteligência infantil, procurando perceber o modo de construção do conhecimento humano dando origem à Epistemologia genética um dos ramos da psicologia actual.
Analisando os erros cometidos pelos alunos do ensino primário na realização de testes verificou que estes eram semelhantes, obrigando-o a explicar o pensamento das crianças com qualidades diferentes do pensamento do adulto.
Como é que o conhecimento humano é ampliado?
A sua resposta era, “o conhecimento é uma construção progressiva de estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas mais complexas e mais poderosas até à idade adulta.” Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.
A sua resposta era, “o conhecimento é uma construção progressiva de estruturas lógicas que vão sendo suplantadas por outras estruturas lógicas mais complexas e mais poderosas até à idade adulta.” Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.
Existindo quatro estados de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes:
- Sensório-motor
- pré-operatório
- operações concretas
- operações formais
Assim sendo o ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive. O conhecimento não é inato mas resulta da interacção do organismo com o meio.
Sérgio Freitas
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