domingo, 3 de junho de 2012

Rir é o melhor remédio


O acto de rir provoca mudanças fisiológicas no corpo e um estado emocional positivo que podem ser benéficos para a saúde.
Estudos comprovam que as mulheres riem mais vezes que os homens. O riso feminino é, por norma, intenso e espontâneo, ao contrário do masculino, mais racional. As investigações identificaram oito aspectos positivos associados ao riso.
1- Previne doenças: após uma gargalhada a respiração torna-se mais profunda o que contribui para uma redução da tensão arterial, uma melhor oxigenação do sangue e transporte de nutrientes ao organismo.
2- Aproxima-nos dos outros: A função primordial do sorriso é expressar emoção e crias elos entre as pessoas. Os bebés usam-no desde muito cedo para comunicar.
3- Estimula o cérebro: a actividade desencadeada pelo riso coloca tanto o hemisfério direito como o hemisfério esquerdo do cérebro em funcionamento. Isto é, liberta a mente da tensão e stress psicológico e torna-a mais desperta para o que a rodeia, assim como para reter informação.
4- Rejuvenesce: O riso é uma das melhores soluções para reduzir a ansiedade, mas funciona também como um poderosa anti idade. Uma gargalhada pode rejuvenescer-nos entre 1,7 e 8 anos defendem Michael Roizen e Mehmet, autores do livro “You – Manual de Instruções
5- Liberta-nos: Rir funciona como um “reiniciar” no computador, afirma Yoki Kimura, professor Japonês que criou um aparelho para medir o riso através dos movimentos do diafragma. Isto permitiu concluir que uma criança ri mais livremente que um adulto, uma vez que emite cerca de 10 “ah” num segundo, cerca de metae do que emite um adulto.
6- Exercita o corpo: Uma boa gargalhada fortalece vários pontos do organismo. É o caso do diafragma e da zona abdominal onde os benefícios são diversos, tanto a nível do tónus muscular (tensão muscular) como até na melhoria da digestão ou trânsito intestinal.
7- Combate o Stress: O pensamento positivo é o passaporte para uma vida feliz. Além de ajudar a eliminar o stress, rir pode ajudar na recuperação da depressão.
8- Queima calorias: Rir aumenta o gasto energético do organismo, o metabolismo e melhora em cerca de 20% o ritmo cardíaco. Dizem os especialista que apenas dez minutos de gargalhadas para eliminar cerca de 40 calorias, o que equivale apenas a um quadrado de chocolate, o que já não é mau!


Flávia Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário