terça-feira, 5 de junho de 2012

Relações Precoce

CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES PRECOCES
·         Mulheres que nunca tiveram filhos podem exercer o papel de mãe tão bem ou melhor do que as mães biológicas (ex: mães adoptivas)
·         Os cuidados maternos podem ser partilhados ou mesmo integralmente assumidos pelo pai
A palavra mãe designa um adulto significativo que, dispondo de tempo para se dedica a criança, se mostra capaz de lhe proporcionar experiências positivas e estimulantes e de lhe dispensar a atenção e o afecto de que necessita

 
IMATURIDADE DO BEBÉ
            A criança é hoje vista como um ser activo que surpreende pelas competências que revela, e não como ser passivo e incompetente. Em comparação com o que ira ser capaz de fazer ao longo da vida, o bebé ate pode mostrar competências ingénuas, contudo, já sabemos que essa fragilidade é o suporte do enorme desenvolvimento posterior, a ter lugar com a intervenção da aprendizagem

COMPETÊNCIAS BÁSICAS DO BEBÉ E DA MÃE
·         Piaget apresenta o período sensorial-motor como a base de todo o desenvolvimento intelectual futuro – a criança nasce com esquemas de acção que, desenvolvidos e interiorizados, se transformam em esquemas de pensamento
·         Freud centra-se na capacidade de a criança sentir prazer e desprazer desde o momento do nascimento. A amamentação contribui para o estruturador de personalidade determinando o relacionamento emocional com os outros
·         Erikson defende que a confiança ou desconfiança que norteiam o relacionamento social radicam nas experiências vividas durante os primeiros meses de vida. O modo como o bebé resolve o primeiro conflito existencial influencia o grau de esperança num futuro relacionamento social gratificante
            O desenvolvimento é dinâmico, a relacionação com as pessoas será determinante para o sucesso do futuro relacionamento intelectual, social e emotivo com os outros
Competências básicas do bebé
·         Reflexos – contribuem para a sua sobrevivência e adaptação à vida. O reflexo de sucção é o que prepara o bebé para se alimentar e, assim, sobreviver
·  Choro – Ainsworth, o choro aparece num período próprio e com funções de chamamentoBell e Ainsworth, as crianças cujas mães não respondem imediatamente aos apelos tendem a chorar com frequência durante o primeiro ano de vida. As crianças cujas mães são solícitas no atendimento ao choro tendem a chorar menos, desenvolvendo outras formas de apelar, pois introduz nas crianças um estado de segurança. Daí que outras formas de comunicação se desenvolvam rapidamente em substituição do choroSpitz, entre as 3 e as 6 semanas o bebé sorri para outras pessoas ao ouvir a voz humana, é a primeira manifestação de sociabilidade do bebé

· Capacidade de imitar expressões faciais e de acenar com a mão para dizer adeus
            Logo após o nascimento, os órgãos sensoriais do bebé são bombardeados por vários estímulos que lhe provocam diversas impressões. Para comunicar, o bebé executa movimentos e distingue sensações
- Sintomas de tentativas de comunicação: A criança move a cabeça no sentido das vozes humanas; o desenho do rosto humano atrai a vista da criança; com poucos dias de vida o bebé é capaz de distinguir o rosto, cheiro e voz da mãe; preferem olhar para objectos que estejam a menos de 25cm (distancia dos seus olhos aos olhos da mãe enquanto mamam)

Competências básicas da mãe
· Biológicas – o comportamento maternal assenta em factores de natureza biológica, os ovários segregam progesterona (desenvolve as glândulas mamárias), a hipófise estimulada pela presença do feto no útero, estimula as glândulas mamárias produzindo leite
·Sociais – através da aprendizagem social as mulheres sabem tratar dos seus filhos
· Emocionais - as tarefas e afectos desenvolvem-se num contexto social, sendo adquiridas por aprendizagem social
Luís Rocha

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