segunda-feira, 21 de maio de 2012

Relações Precoces




CARACTERÍSTICAS DAS RELAÇÕES PRECOCES


Mulheres que nunca tiveram filhos podem exercer o papel de mãe tão bem ou melhor do que as mães biológicas (ex: mães adoptivas)
Os cuidados maternos podem ser partilhados ou mesmo integralmente assumidos pelo pai
A palavra mãe designa um adulto significativo que, dispondo de tempo para se dedica a criança, se mostra capaz de lhe proporcionar experiências positivas e estimulantes e de lhe dispensar a atenção e o afecto de que necessita

IMATURIDADE DO BEBÉ

 A criança é hoje vista como um ser activo que surpreende pelas competências que revela, e não como ser passivo e incompetente. Em comparação com o que ira ser capaz de fazer ao longo da vida, o bebé ate pode mostrar competências ingénuas, contudo, já sabemos que essa fragilidade é o suporte do enorme desenvolvimento posterior, a ter lugar com a intervenção da aprendizagem

COMPETÊNCIAS BÁSICAS DO BEBÉ E DA MÃE


Piaget apresenta o período sensorial-motor como a base de todo o desenvolvimento intelectual futuro – a criança nasce com esquemas de acção que, desenvolvidos e interiorizados, se transformam em esquemas de pensamento
Freud centra-se na capacidade de a criança sentir prazer e desprazer desde o momento do nascimento. A amamentação contribui para o estruturador de personalidade determinando o relacionamento emocional com os outros
Erikson defende que a confiança ou desconfiança que norteiam o relacionamento social radicam nas experiências vividas durante os primeiros meses de vida. O modo como o bebé resolve o primeiro conflito existencial influencia o grau de esperança num futuro relacionamento social gratificante
O desenvolvimento é dinâmico, a relacionação com as pessoas será determinante para o sucesso do futuro relacionamento intelectual, social e emotivo com os outros


COMPETÊNCIAS BÁSICAS DO BEBÉ


Reflexos – contribuem para a sua sobrevivência e adaptação à vida. O reflexo de sucção é o que prepara o bebé para se alimentar e, assim, sobreviver
Choro – Ainsworth, o choro aparece num período próprio e com funções de chamamento
Bell e Ainsworth, as crianças cujas mães não respondem imediatamente aos apelos tendem a chorar com frequência durante o primeiro ano de vida. As crianças cujas mães são solícitas no atendimento ao choro tendem a chorar menos, desenvolvendo outras formas de apelar, pois introduz nas crianças um estado de segurança. Daí que outras formas de comunicação se desenvolvam rapidamente em substituição do choro
Spitz, entre as 3 e as 6 semanas o bebé sorri para outras pessoas ao ouvir a voz humana, é a primeira manifestação de sociabilidade do bebé
Capacidade de imitar expressões faciais e de acenar com a mão para dizer adeus
Logo após o nascimento, os órgãos sensoriais do bebé são bombardeados por vários estímulos que lhe provocam diversas impressões. Para comunicar, o bebé executa movimentos e distingue sensações
- Sintomas de tentativas de comunicação: A criança move a cabeça no sentido das vozes humanas; o desenho do rosto humano atrai a vista da criança; com poucos dias de vida o bebé é capaz de distinguir o rosto, cheiro e voz da mãe; preferem olhar para objectos que estejam a menos de 25cm (distancia dos seus olhos aos olhos da mãe enquanto mamam)

COMPETÊNCIAS BÁSICAS DA MÃE


Biológicas – o comportamento maternal assenta em factores de natureza biológica, os ovários segregam progesterona (desenvolve as glândulas mamárias), a hipófise estimulada pela presença do feto no útero, estimula as glândulas mamárias produzindo leite
Sociais – através da aprendizagem social as mulheres sabem tratar dos seus filhos
Emocionais - as tarefas e afectos desenvolvem-se num contexto social, sendo adquiridas por aprendizagem social


Ana João

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