terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pirâmide de Maslow

O psicólogo Abraham Maslow desenvolveu dentro da sua Teoria da Motivação, uma hierarquia das necessidades que os homens buscam satisfazer. Estas necessidades representam-se na Pirâmide de Maslow. A interpretação da pirâmide proporciona o código da sua teoria. Um ser humano tende a satisfazer as suas necessidades primárias (mais baixas na pirâmide de Maslow), antes de buscar as do mais alto nível. Por exemplo, uma pessoa não procura ter satisfeitas as suas necessidades de segurança (por exemplo, evitar os perigos do ambiente) se não tem satisfeitas as suas necessidades fisiológicas, como comida, bebida, ar, etc.




Necessidades fisiológicas
As necessidades fisiológicas são satisfeitas mediante comida, bebidas, sonho, refúgio, ar fresco, uma temperatura apropriada, etc… Se todas as necessidades humanas deixam de ser satisfeitas então as necessidades fisiológicas transformam se na prioridade mais alta. Se oferecerem a um humano soluções para duas necessidades como a necessidade de amor e a da fome, é mais provável que o humano escolha primeiro a segunda necessidade, (a de fome). Como resultado, todos os outros desejos e capacidades passam a um plano secundário.

Necessidades de segurança
Quando as necessidades fisiológicas são satisfeitas então o ser humano volta se para as necessidades de segurança. A segurança transforma se no objetivo de principal prioridade sobre outros. Uma sociedade tende a proporcionar esta segurança aos seus membros. Exemplos recentes dessa perda de segurança incluem a Somália e o Afeganistão. Às vezes, a necessidade de segurança ultrapassa a necessidade de satisfação fácil das necessidades fisiológicas, como passou, por exemplo, os residentes de Kosovo, que escolheram deixar uma área insegura para buscar uma área segura, contando com o risco de ter maiores dificuldades para obter comida. Em caso de perigo agudo a segurança passa a frente das necessidades fisiológicas.

Necessidades de amor, Necessidades sociais
Devemos ressaltar que não é possível fazer equivaler o sexo com o amor. Mesmo que o amor se possa expressar como parte sexual, a sexualidade pode em momentos ser considerada só na sua base fisiológica.

Necessidades de auto-estima
Isto refere se à valorização de um mesmo outorgado por outras pessoas.

Necessidades de auto-realização
É a necessidade instintiva de um ser humano de fazer o máximo que pode dar de si, e expor as suas habilidades únicas. Maslow descreve desta forma: “Um músico deve fazer música, um pintor, pintar, um poeta, escrever, se quer estar em paz consigo mesmo. Um homem (ou mulher) deve ser o que pode chegar a ser.” Enquanto as anteriores necessidades podem ser completamente satisfeitas, esta necessidade é uma força impelente contínua.

Motivação
Maslow oferece-nos vários códigos no âmbito da motivação. Se quisermos motivar as pessoas que temos ao nosso redor devemos buscar as necessidades que têm satisfeito e tentar facilitar a consecução do degrau superior imediatamente.

Mafalda Liz

Sem comentários:

Enviar um comentário