Vivemos em sociedade, integrados em diferentes grupos socais, e é no contexto de grupos como família, escola, grupo de pares que fazemos as nossas aprendizagens sociais. Através do processo de socialização, adoptamos normas, atitudes e comportamentos que consideramos aceitáveis na sociedade na qual estamos integrados. Podemos definir como influência social como o processo pelo qual as pessoas modificam, afectam os pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos de outras pessoas. A influência social manifesta-se em três processos:
- Normalização: relativo às normas. Estas são regras sociais básicas que estabelecem o que as pessoas podem ou não fazer em determinadas situações que implicam o seu cumprimento. Na ausência de normas reconhecidas colectivamente, os indivíduos que constituem um grupo tentam elaborá-las influenciando-se una aos outros.
- Conformismo: é uma forma de influência social que resulta do facto de uma pessoa mudar o seu comportamento ou as suas atitudes por efeito da pressão do grupo.
- Obediência: acontece quando as pessoas não se sentem responsáveis pelas acções que levam a cabo, sob ordens de uma figura de autoridade; consideram que esta se responsabiliza pelas consequências dos seus actos. As pessoas são influenciadas a comportarem-se de determinado modo através da aceitação de ordens que sentem a obrigação de cumprir.
Flávia Ferreira
Sem comentários:
Enviar um comentário