sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

O Medo


O medo é uma reação em cadeia no cérebro que tem início com um estímulo de stress e termina com a liberação de compostos químicos que causam aumento da frequência cardíaca, aceleração na respiração e energização dos músculos. O estímulo pode ser uma aranha, um auditório cheio de pessoas esperando que você fale ou a batida repentina da porta de sua casa.

O cérebro é um órgão extremamente complexo com mais de 100 bilhões de células nervosas constituindo uma rede de comunicações que são o ponto de partida para tudo o que sentimos, pensamos ou fazemos. Algumas dessas comunicações levam ao pensamento e à ação consciente, ao passo que outras produzem respostas autônomas. A resposta ao medo é quase inteiramente autônoma: não a disparamos conscientemente. Como as células do cérebro estão constantemente transferindo informações e iniciando respostas, há várias áreas do cérebro envolvidas no sentimento de medo:



 -Tálamo: decide para onde enviar os dados sensoriais recebidos (dos olhos, dos ouvidos, da boca e da pele).
-Córtex sensorial: interpreta os dados sensoriais.
-Hipocampo: armazena e busca memórias conscientes, além de processar conjuntos de estímulos para estabelecer um contexto.
-Amígdala: descodifica emoções, determina possíveis ameaças e armazena memórias do medo.
-Hipotálamo - ativa a reação.
                                                                                                                         André Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário