Espinal medula
Funções
Centro reflexo
A espinal medula é o maior centro reflexo: os reflexos espinais são mediados por ela (a espinal medula faz parte do nível mais baixo do controle motor). Portanto, ela, em primeiro lugar, participa no controlo motor. Além disso, o gerador central do padrão (MPG), responsável pela iniciação dos movimentos ligados à locomoção, encontra-se na espinal medula. No entanto, o programa deste gerador é bastante simples, sendo ele modulado e controlado pelos centros superiores. A espinal medula serve também para a condução dos sinais sensoriais ao encéfalo (vias ascendentes) e dos sinais motores do encéfalo à periferia (vias descendentes). A medula espinal participa também no controlo descendente das vias ascendentes.
Movimentos voluntários e actos reflexos
A maior parte da actividade do sistema nervoso é automática ou reflexa, por exemplo quando alguém nos belisca um braço. O belisco estimula os receptores sensitivos da pele e um nervo transmite o impulso à espinal-medula. Os neurónios devolvem a mensagem, através dos nervos motores, aos músculos do braço, que se contraem e fazem com que retiremos imediatamente.
Este processo reflexo ou arco é o sinal de que o impulso nervoso captado pelos receptores sensitivos da pele não se dirige ao córtex cerebral para que este dê uma resposta; na realidade, o seu trajecto é muito mais curto: a espinal-medula.
Pelo contrário, a actividade voluntária, tem a sua origem em diversas partes do córtex cerebral, concretamente nas áreas motoras. Destas áreas partem os impulsos, através da espinal-medula e dos nervos motores, em direcção aos músculos.
Inês Sousa
Sem comentários:
Enviar um comentário