sábado, 18 de fevereiro de 2012

A Amnésia

A amnésia é a perda completa ou parcial da memória manifestado pela incapacidade total ou parcial de lembrar experiências passadas. Para entender como se dá a perda de memória, primeiro é bom saber como armazenamos as memórias o cérebro humano é um órgão fascinante que nos dá o poder de pensar, falar, imaginar e também nos dá a capacidade de criar e armazenar memórias em termos fisiológicos, uma memória é o resultado de alterações químicas ou mesmo estruturais nas transmissões sinápticas entre os neurônios.
Existem diversos tipos de amnésia, que podem ser causados por doenças ou um traumatismo craniano,algumas vezes, a perda de memória associada à amnésia inclui todo o passado da pessoa outras vezes, apenas alguns pedaços se perdem e pode durar um curto período de tempo ou chegar a semanas ou até meses dependendo da situação.
Conforme o amnésico vai se recuperando, resgata primeiro as memórias mais antigas e depois as mais recentes, até que quase toda a memória tenha sido recuperada. A lembrança daquilo que aconteceu próximo do momento do acidente ou do início da amnésia geralmente nunca é recuperada. As duas formas de amnésia mais discutidas são a amnésia retrógrada e a amnésia anterógrada. Quando a pessoa tem amnésia retrógrada não consegue resgatar memórias que ocorreram antes do início da amnésia. Quando a pessoa tem amnésia anterógrada não consegue se lembrar de coisas que aconteceram após o aparecimento da amnésia.


A formação e o armazenamento de memórias é um processo complexo que envolve diversas regiões do cérebro, incluindo os lobos frontais, temporais e parietais. Uma lesão ou doença nessas áreas pode resultar em graus variados de perda de memória.
André Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário