Os factores que influenciam a percepção, não se reduzem deste modo às impressões sensoriais, mas incluem um vasto conjunto de elementos que são comuns a todos os seres humanos, mas onde interferem aspectos específicos próprios de cada individuo (o estado do seu aparelho neuro-fisiológico, experiências anteriores, aprendizagens, etc.).
Sentidos
O indivíduo dispõe de um conjunto de órgãos específicos para captar as informações oriundas do meio ou do próprio organismo, vulgarmente conhecidos por órgãos dos sentidos. Eles asseguram as seguintes informações:
-Visão: A retina é o órgão receptor.
-Audição: O órgão receptor localiza-se no ouvido interno.
- Gosto: O órgão receptor localiza-se na parte superior da língua
-Olfacto: O dispositivo receptor localiza-se nas fossas nasais.
-Tacto: Os órgãos receptores estão distribuídos pelas diferentes regiões da pele.
-Temperatura: Os receptores térmicos (sensações de frio e calor) encontram-se distribuidos por toda a superfície do corpo (pele e mucosas).
-Cenestesia: Os receptores das sensações de agrado ou desagrado sobre o funcionamento do organismo ( fome, sede, falta de ar, bem ou mal estar orgânico, enfartamento, etc ), estão distribuidos pelos vários órgãos, especialmente pelo aparelho digestivo, respiratório, circulatório e músculos.
-Dor: Os receptores das sensações álgicas ou dolóricas encontram-se espalhados por todo o organismo e são extremamente numerosos (3 a 4 milhões).
-Equilíbrio e Orientação: O órgão encontra-se localizado no ouvido interno.
-Quinestesia: Os receptores das sensações de altitude e movimento estão distribuídos pelos órgãos motores (músculos, tendões, articulações)
André Pinto
Sem comentários:
Enviar um comentário