Influência da família, amigos
• Infância – a criança vive num mundo restrito em que os pais são os modelos com que deseja identificar-se, por que nutre respeito e estima, pelo que aquilo que dizem ou fazem é incondicionalmente aceite não sendo susceptível de ser posto em causa.
• Adolescência – o adulto vai perdendo credibilidade e o jovem desloca o objecto de identificação do adulto para os amigos, que assumem nesta fase carácter preponderante na vida do jovem.
• Idade Adulta – é mais estável no que respeita a cognições e atitudes comportamentais, e nesta idade que se faz a chamada cristalização das crenças e atitudes.
Influência dos mass media
• Pressuposto da informação partilhada – as imagens e representações que passam na TV têm já em si a ideia de consenso, de partilha por uma larga comunidade, o que facilita a adesão conformista
• Incremento do processo de objectivação – a expansão do áudio visual fez com que entrássemos num mundo de imagem e rostos que lhes conferem a materialidade de que necessitam para se tornar realidade
• Impacto das vivencias vicariantes (dos outros) – através do visionamento das acções dos outros, o espectador te acesso a comportamentos que têm o mesmo impacto que a experiência directa
Ana João
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